Tempo de ordenha
Administrar o nosso tempo e energia é parte muito importante do nosso modelo de negócio — a vida fica muito mais fácil quando a nossa atuação cabe na nossa vida, e não o contrário
Uma vez, fiz um desses testes da internet, com 0,1% de credibilidade, que constatou que o meu ciclo circadiano é do perfil extremo matutino — não sei se há uma explicação científica, mas o fato é que eu acordo todos os dias, sem despertador e muito disposto, às quatro horas da manhã.
Existem muitas narrativas que rondam a questão do acordar cedo — “olha como ele é comprometido, acorda muito cedo pra ler”, “deus ajuda quem cedo madruga”, “ele é muito esforçado”... mas, no meu contexto atual, eu não vejo muita vantagem. Me chame pra qualquer evento social depois das 18h e terá a presença de um ser em estado terminal ao seu lado, louco de vontade de ir embora.
Daqui a uns vinte ou trinta anos, quando eu tiver meia dúzia de vacas leiteiras, sei que essa rotina vai me favorecer bem na ordenha matinal, mas também não é de todo mal, visto que, com um negócio autônomo, tenho o enorme privilégio de flexibilidade para gerir meu tempo de forma que respeite minhas necessidade.
Vejo que muitos autônomos não conseguem usufruir bem dessa liberdade, ou pior, estabelecem jornadas de trabalho tão ou mais desumanas que uma jornada 6x1.
No meu caso, como eu sou muito mais disposto no período matutino, concentro as sessões de consultoria com meus clientes pela manhã. Depois do almoço, com 30% de Gabriel restante, organizo algumas coisas de trabalho, fecho a porta do escritório e às 15h vou pra academia — é uma rotina que funciona muito bem pra mim.
Pra gente que é autônomo, administrar o nosso tempo e energia é parte muito importante do modelo do nosso negócio — a vida fica muito mais fácil quando a nossa atuação cabe na nossa vida, e não o contrário.
Por exemplo, se eu entendo que o meu limite, para que eu consiga atender meus clientes com a disposição que eles merecem, é de três atendimentos por dia, quanto eu preciso cobrar pelo meu serviço pra que eu chegue a um resultado satisfatório? Como eu organizo de forma estratégica meu tempo? Como emprego esforço e energia no que realmente importa para o meu cliente? Como eu decido os movimentos de comunicação de forma mais eficiente?
Percebe como a questão de tempo e agenda influencia de forma considerável na nossa vida autônoma?
Hoje cedo, tomando meu café, comecei a escrever para um stories de bom dia e acabou saindo este texto. Uma news mais reflexiva. Me conta se você gosta desse formato?
Me siga para mais conteúdos de cafés insólitos insta por aqui.



Adorei o formato; reflexões sobre gestão de tempo e energia sempre me agradam um bocado. Está entre as coisas que faço com mais frequência namorar minha agenda para descobrir como posso gerir essa dupla ainda melhor. Obrigada pela partilha!